Especialidade Periodontia
É a especialidade odontológica que cuida da saúde do periodonto, ou seja, das estruturas de suporte dos dentes, entre elas a gengiva. A escovação deficiente permite o acúmulo de placa bacteriana, que, ao longo do tempo, se não removida, se tansforma em cálculo dental.
O cálculo, também conhecido por tártaro, não é removido com a escovação, por sua adesão ao dente, e causa uma forte reação inflamatória na região, resultando em gengivas sangrantes, inchadas e avermelhadas. Essa inflamação interfere na saúde geral do paciente, uma vez que já foram encontradas bactérias da doença periodontal alojadas no coração e nas articulações.
Além dessas consequências, a doença periodontal também causa o mau hálito e a perda das estruturas de suporte dos dentes. Ao longo do tempo, o dente pode amolecer até cair, por isso o tratamento preventivo é importante para manter seu sorriso sempre bonito e saudável. O tratamento consiste na remoção do cálculo com instrumentos específicos e readequação da higiene oral para controlar e prevenir o aparecimento da doença novamente.
É normal que as gengivas sangrem?
Não, o sangramento gengival é indicativo da existência de gengivite, ou seja, inflamação das gengivas que, habitualmente, está associada à presença da placa bacteriana, deixando as gengivas inflamadas, avermelhadas e com aspecto inchado. Nesse caso, é necessária uma consulta com um profissional para o correto diagnóstico e tratamento.
A causa do mau hálito pode ter uma grande variedade de fatores. Em alguns casos, está ligado ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua, que deve ser removido com escovação. Porém, na maioria dos casos, pode ser um indicativo de doenças na boca, como periodontite, cáries e até câncer bucal. Existem doenças do trato digestivo que também podem causar mau hálito. Consulte o dentista para o correto diagnóstico e tratamento.
Prevenção
Deve começar por escovar os seus dentes com a escova voltada para a gengiva, ao longo do eixo do dente, realizando cerca de 10 movimentos vibratórios de 1 em 1 ou 2 em 2 dentes. Repita os movimentos sobre todos os dentes, pelo lado de dentro (lado da língua) e pelo lado de fora (lado da bochecha).
Nos dentes anteriores (superiores e inferiores) pelo lado de dentro (lado da língua), ponha a escova na vertical e execute os movimentos no sentido do eixo da escova, não esquecendo de fazer as cerdas da escova entrarem em contato com a margem gengival. Nas superfícies em que mastigamos os alimentos, coloque as cerdas da escova sobre elas, ficando a cabeça da escova paralela a estas superfícies. Pressione e faça movimentos horizontais de vai e vem.
Se tiver sangramento frequente durante a escovação dos dentes você deve informar ao seu dentista. Não se esqueça de escovar a língua, pois nela ficam alojadas bactérias que causam mau hálito. Caso você tenha um espaço muito grande entre seus dentes, o uso de escovas interdentais é recomendado. Essas escovas também podem ser usadas por pacientes que usam aparelho ortodôntico.
Sim. Todos os dentes de nossa boca possuem 5 lados expostos e todos eles têm de ser limpos para evitar o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, as doenças que podem surgir.
Uma boa escovação vai ser eficaz em limpar apenas 3 superfícies dentárias, porém as cerdas não conseguem entrar no espaço entre os dentes. É nessas superfícies que o fio dental deve ser inserido com cuidado e com movimentos amplos – como o de lustrar sapatos – desde a gengiva até a parte superior do dente. Um pedaço entre 30-40 cm é suficiente, e deve ser enrolado entre seus dedos médios, enquanto os indicadores e os polegares realizam a limpeza.
Se houver sangramento, normalmente é um indicativo de que existe uma inflamação gengival e não, o que a maioria das pessoas pensam, de que o fio cortou a gengiva.
Preencha o formulário ao lado e nossa equipe de profissionais entrará em contato para agendar uma avaliação no ICO Sorocaba